sábado, 16 de abril de 2011

Ilusão




Podemos definir ilusão como sendo aquilo que pensamos, mas não corresponde à nossa realidade. São percepções que nos distanciam da verdade. Isso em relação a muitas questões na vida, como cultura, pessoas, comportamento...

Em perceber a natureza dos sentimentos que criam nossos raciocínios, carências, desejos, culpas, traumas, frustrações e todo conjunto de tendências que formam emoções humanas decorrem a ilusão.

A auto-ilusão é a pior das ilusões. O iludido enconde-se de si mesmo, criando o falso "eu ideal" para amenizar o sofrimento que nos causa angústia de ser o que somos. O orgulho e o sentimento de inferioridade é o que nos leva a essa rede de falsa ilusão em nossa caminhada.

Na idealização pensamos o que somos, como consequência, vivemos o que gostaríamos de ser, mas ainda não somos. O velho hábito das aparências. Sentimos o que somos, e como consequência vivemos a realidade do que somos com harmonia, ainda que nos cause muitos desconfortos.


Paulo, o apóstolo da renovação diz: "Olhais para as coisas segundo as aparências? Se alguém confia e si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo" (...)- II Coríntios, 10:7.

Paz e luz a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário